Há pouco tempo existiam apenas dois modelos de gerenciamento de entrada e saída de pessoas e veículos em condomínios residenciais: a Segurança Orgânica, onde o condomínio contrata os porteiros que são responsáveis por esse controle e a Segurança Terceirizada, onde o condomínio contrata uma empresa especializada em mão de obra, e essa empresa assume a responsabilidade.

Porém estes modelos de gerenciamento apresentavam muitos erros e falhas, o que gerava muita insatisfação dos síndicos e moradores devido aos problemas e reclamações relacionadas abaixo:

  • O porteiro do prédio vive dormindo!
  • A portaria do prédio libera a entrada de pessoas sem respeitar a triagem determinada.
  • Falta ou atraso de funcionários ao serviço, deixando a segurança fragilizada.
  • Edifício mais vulnerável na hora do almoço ou jantar do porteiro.
  • Fluxo de pessoas na portaria, tirando a atenção do funcionário, dentre outros problemas.

Atualmente todos estes problemas acabaram com a implantação das “Portarias Virtuais”, que revolucionaram o mercado de controle de acesso.

Benefícios e diferenciais das Portarias Virtuais:

  • Redução do custo com mão de obra na guarita;
  • Diminuição do risco frente a violência urbana, pois o condomínio será monitorado e supervisionado 24 horas por dia por uma equipe de profissionais.

 

A Portaria Virtual está cada vez mais presente em nosso cotidiano. Vários condomínios já estão utilizando esse modelo de portaria a distância.

Tudo que era feito pelo porteiro dentro da guarita do condomínio, é feito a distância em uma sala de monitoramento da empresa de “Portaria Virtual”, até mesmo a abertura dos portões.

 

Veja o exemplo:

O visitante chega ao portão do condomínio e aciona o interfone: “ Boa noite, me chamo Manoel e vim visitar minha irmã Manuela”.

A central da “Portaria Virtual” recebe através do vídeo-monitoramento a imagem e o áudio desse visitante, ao que o funcionário responde:

“Segurança, boa noite, qual o apartamento que o Sr. Irá visitar?

Assim que o visitante responder, o funcionário remotamente entra no interfone para falar com o morador:

“Boa noite Sra. Manuela, aqui é da segurança. Na portaria tem uma pessoa chamada Manoel, seu irmão e deseja lhe visitar”.

O morador responde ok pela liberação.

O funcionário anota eletronicamente o dia, hora, apartamento e nome de quem liberou a visita, porém antes de abrir o portão o funcionário pedirá alguns dados do visitante, como nome completo e RG.

Ele poderá ainda pedir para que o visitante aproxime seu RG do interfone para que seja extraído uma foto do documento. Esses dados ficam registrados e a disposição on-line do síndico através da internet.

Os condôminos também são monitorados e acessam o condomínio através de leitores biométricos.

Após os trâmites o funcionário acionará remotamente a abertura do portão de acesso.

O visitante entra, o portão é fechado e após a verificação pelas câmeras que ninguém mais adentrou na clausura, o segundo portão será acionado.

Com esse sistema da “Portaria Virtual”, em nenhum momento o visitante perceberá que a guarita está vazia.

Com a “Portaria Virtual” o zelador terá importante papel no condomínio, pois será acionado pela “central” a comparecer na portaria quando necessário.

Outro ponto favorável a “Portaria Virtual” é em relação aos arrastões, pois através de ameaças, o funcionário feito refém na guarita é obrigado a passar a rotina dos moradores, orientando os bandidos na abordagem.

Com a “Portaria Virtual” esse risco acaba, pois a guarita permanecerá trancada. As imagens das câmeras de segurança serão monitoradas e gravadas 24 horas por dia, garantindo assim a tranquilidade dos moradores.

A adoção a essa revolucionária tecnologia diminuirá drasticamente as despesas dos condomínios com mão de obra, e ganharão ainda muito mais segurança.

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