SENSORES DETECTORES DE VEÍCULOS

Os sensores detectores de veículos podem ser aplicados em todas as situações onde hajam portas ou portões automáticos e cancelas automáticas para veículos, sendo esta utilização como um acessório ou item opcional. Porém, é no controle de acesso de veículos que a utilização dos sensores detectores de veículos são obrigatórios.

São muitos os modelos de sensores detectores de veículos disponíveis. Cada tipo ou cada modelo deve ser aplicado para uma necessidade ou tipo de operação diferente.  Um estudo minucioso do conceito e da logística de operação de cada setor ou de cada cliente deve ser avaliado cuidadosamente.

Informações tais como a largura da pista, o tipo de piso e os tipos de veículos que irão transitar naquele local, são importantíssimas para a determinação dos modelos adequados de sensores detectores de veículos.

Desta forma, podemos atender as necessidades dos projetos de controle de acesso de veículos nos mais diversos setores, tais como condomínios residenciais e industriais, empresas, indústrias, hipermercados, supermercados, shoppings, portos, aeroportos, usinas, etc.

O conceito de se projetar e determinar o equipamento de acordo com a real necessidade, implica em redução de possíveis incidentes como colisões, redução de manutenções corretivas e aumento de vida útil. Isto significa um melhor custo-benefício no projeto como um todo.

Há algumas aplicações diferentes onde os sensores detectores de veículos fazem um papel principal. São os contadores de veículos ou identificadores de sentido de tráfego. Neste caso os sensores são ligados a contadores eletromecânicos que contam cada vez que os sensores detectarem a presença de veículos transitando no local.

Ao utilizarmos duas antenas com módulo duplo especial, podemos identificar também o sentido do transito na pista. Importante para projetos onde o controle de acesso de veículos ocorre numa única pista de mão dupla para entrada e saída ou projetos que necessitam de uma lógica para inversão de semáforos.

Modelos de sensores detectores de veículos e suas aplicações:

Sensores de massa metálica: Captam a massa metálica do veículo através de um módulo indutivo capaz de alterar a frequência quando um veículo está passando ou já tenha passado por ele. Possui antenas chamadas de laços indutivos ou loopings que são instaladas no piso.

Os módulos indutivos possuem um ou dois canais para ligações de uma ou duas antenas.

Alguns módulos indutivos possuem características para identificar o sentido da pista em que o veículo está transitando.

As antenas dos detectores de massa metálica podem ser encapsuladas em resina e pré-montadas com medidas específicas ou podem ser confeccionadas diretamente no piso com cabos especiais. Para cada tipo de piso e para cada tipo de veículo que trafega pelo local, é determinado um tipo ou modelo diferente de laço indutivo ou looping.

Sensores de infravermelho ativo – fotocélulas:  Possuem receptor e transmissor de raios infravermelho. Podem ser instalados em postes, pedestais e suportes específicos projetados para cada aplicação e cada projeto. Há disponibilidade de postes altos com até 2,10m de altura e postes com alturas padrões em torno de 0,60m.

Os suportes são desenvolvidos com filtro de proteção contra entrada de raios solares, pois os mesmos podem influenciar no funcionamento das fotocélulas.

Alguns projetos como em automação de estacionamentos de shoppings e grandes estacionamentos comerciais, utilizamos os detectores de massa metálica – módulos e laços indutivos.

Outros projetos tais como, portos, usinas, condomínios, utilizamos os sensores de infravermelho ativo ou fotocélulas.

Em casos específicos há necessidade de se utilizar os dois tipos de sensores em conjunto para não haver falhas em hipótese alguma. Sensores de massa metálica (detectores de veículos com seus laços indutivos) em conjunto com os sensores de infravermelho ativo (fotocélulas).

Precisando de ajuda com seu projeto?