As soluções de sistemas e software para controle de acesso são as mais variáveis possíveis. As empresas especializadas em sistemas de software para controle de acesso de pessoas e veículos se utilizam das ferramentas existentes à mão com cada vez mais acesso a tecnologias de ponta.
Nossos parceiros desenvolvedores são muito bem estruturados com setores de desenvolvimento constante, suporte técnico e treinamento.
O software de controle de acesso é aplicado em cada projeto de acordo com a necessidade do cliente. Sistemas com características distintas para vários setores que possuem operações e processos diferentes uns dos outros exigem que o software para controle de acesso tenha parâmetros voltados à operação daquele setor. Por isso, um estudo sobre cada um dos clientes, as operações do local, layout físico e necessidades é importante para o bom resultado do projeto.
Podemos definir alguns setores distintos para determinação do software de controle de acesso:
- Condomínios, empresas e indústrias;
- Setores coorporativos, empresas com várias filiais, siderúrgicas;
- Automação e informatização de estacionamentos.
O software de controle de acesso pode ser dividido em duas partes. Há uma parte que cuida da automação, ou seja, da integração do sistema com os bloqueios mecânicos que são as catracas, cancelas automáticas, fechaduras elétricas, torniquetes, etc.
Para realização da integração do sistema de controle de acesso com as cancelas, catracas, torniquetes e fechaduras, há necessidade de uma interface, que chamamos de placa controladora. A placa controladora para controle de acesso possui caraterísticas muito importantes para esta integração. Algumas destas caraterísticas são: Entrada para ligações de leitores diversos que são utilizados para identificação do usuário.
Os leitores podem ser de código de barras, de proximidade (RFID) ou biométrico. A placa controladora utilizada no controle de acesso precisa ter uma comunicação com a rede, entrada para conexão de impressora, display, etc.
Esta placa controladora também possui os relés para comando dos equipamentos, ou seja, através dos relés são enviados comandos para os bloqueios mecânicos serem acionados. (Cancelas que se abrem, catracas e fechaduras que se destravam, etc).
O sistema de software para controle de acesso é desenvolvido para ser integrado em placas controladoras de diversos fabricantes através de seu protocolo de comunicação. Por isso, o sistema utilizado para um determinado setor está sempre acompanhado da sua placa controladora homologada.
Esta placa deve ter os recursos necessários para atender a necessidade do cliente quanto a tecnologia e operação.
Normalmente os bloqueios mecânicos que são as cancelas automáticas, catracas, torniquetes e fechaduras elétricas já possuem suas placas eletrônicas que permitem a integração com o sistema de controle de acesso, ou seja, aceitam os comandos provenientes do sistema.
A outra parte do sistema de software para controle de acesso está relacionada com a operação.
Por exemplo, num condomínio residencial, o software deve permitir o cadastro de condôminos com seus veículos, funcionários, visitantes, prestadores de serviços, etc. São recursos muito importantes para o setor de condomínios, empresas e indústrias que o sistema permita informações sobre todos estes usuários, bem como emissão de relatórios, cadastro de rotas, etc.
Atualmente as duas tecnologias mais utilizadas para a identificação do usuário no sistema de controle de acesso, são os leitores de proximidade (RFID) e os leitores biométricos. Em alguns casos ainda são utilizados os leitores de código de barras.
Os leitores de proximidade – RFID – (Identificação por rádio frequência) possuem várias opções de potência, as quais estão relacionadas com o alcance em distância em que os leitores de proximidade vão ler o cartão de proximidade. Os leitores de proximidade RFID de menor porte possuem um alcance de cerca de 5cm.
Os leitores de proximidade RFID de médio porte possuem alcance entre 15 e 30cm e os leitores de proximidade RFID de grande porte possuem alcance entre 60 e 90cm.
Em controle de acesso de veículos, podemos utilizar as grandes antenas de proximidade RFID que permitem a leitura do cartão de identificação dentro de um veículo.
São as antenas de TAG, que permitem um alcance suficiente para ler e abrir uma cancela com o veículo em movimento. Trata-se de uma tecnologia muito parecida com o sistema sem parar em pedágios.
Outra tecnologia que está cada vez mais popular em sistema de controle de acesso é a utilização dos leitores de biometria ou leitores biométricos. Os leitores biométricos são utilizados normalmente em acesso de pessoas e mais raramente em acesso de veículos.
Escolas, universidades, faculdades e academias são setores em que o sistema de controle de acesso com a utilização de leitores de biometria são mais eficientes. A marca e modelo do leitor biométrico deve ser compatível com as necessidades do projeto de controle de acesso.
Uma das principais característica está relacionada a rapidez e eficiência na leitura e identificação do usuário.
Os leitores biométricos e os leitores de proximidade utilizados em sistema de controle de acesso necessitam de totens ou pedestais para serem fixados, principalmente em acesso de veículos.
Há uma enorme disponibilidade de totens e pedestais ou postes para fixação dos leitores de proximidade e biométricos.
Por se tratar de um processo extremamente complexo, é importante o acompanhamento de pessoal especializado com conhecimento nas soluções e tecnologias disponíveis além da infraestrutura necessária. Conte com os serviços da MN ACESSO para total suporte, acompanhamento, vendas e instalações de toda a linha de soluções para controle de acesso de veículos e pessoas.